Depressão Social



Já falamos em outra oportunidade da Depressão Infantil. Mas agora a temática e adulto.

A depressão tem muitas facetas explicativas. É um estado emocional que pode possuir diversas causas e ter diversos fatores envolvidos colaborando para sua manutenção.

Uma das causas mais comuns nesses dias atuais é a depressão oriunda das expectativas frustradas e dos ideais abandonados. Explico.

Estamos numa sociedade que alia identidade à posse ou à status. Ou seja, só se é alguém se tiver posses ou possuir status que o diferencie dos demais.


A Sociedade não Colabora para a Saúde Mental

Isso é um princípio inconsciente não declarado no meio social. Assim reza a propaganda que vemos na televisão, assim sentimos no meio social em que estamos inseridos, assim se vê ate mesmo no Orkut. A posse e o status diferenciam as pessoas entre si, conferindo valores inestimáveis, é o chamado ‘tirar onda’.

Isso é resultado dessa sociedade consumista narcisista.  É um mecanismo psicológico criado pelo meio social econômico capitalista. O capital precisa produzir esse tipo de associação para poder lucrar (ter = ser), caso contrário fale. Essa é a chave oculta de sustentação do capitalismo.

Só que isso produz estados psicológicos, disposições mentais, motivações especificas e comportamento nas pessoas. Elas precisam entrar na onda para tirá-la, senão não serão ninguém e isso é uma verdade que ultrapassa a todos, sem exceção em certo sentido.

Um dos estados mentais resultantes disso é a depressão. Deprime-se porque não se tem o que se queria, deprime-se porque não se é o que se gostaria de ser, deprime-se porque não se tira onda como os outros. Pode-se ainda deprimir-se porque não se tem a pessoa amada e idealizada. Veja esta problemática trabalhada no texto Carência Afetiva.

Vivemos uma fase de depressão por ausência de posse e de imagem. Não gozo o que os outros gozam, não sou como os outros são. E é isso o que me motiva: ter para ser e gozar. Se estou fora desse ciclo, deprimo-me.

Essa é a sociedade do espetáculo, como já disse Debord. Essa sociedade do espetáculo produz deprimidos, que são na verdade os excluídos sociais e que estão excluídos do grande circo que é essa sociedade de posses e imagens.


No Mundo de Competição a Inveja faz parte de Todos

E onde entra a inveja? É que temos uma ideia errada de inveja. Psicologicamente todos a possuímos, sem exceção. É justamente a inveja de ter o gozo que o outro tem que nos leva a ficar deprimidos. É um mecanismo psicológico inconsciente e arcaico. Muito difícil de entender, mas que existe.

Agora, porque um texto como esse numa coluna como essa? Porque não subestimo meus leitores. Sei dos valores que eles possuem e dos seus gostos literários. São bons. Não adianta ficarmos aqui escondendo a verdadeira raiz de alguns estados psicológicos dizendo que são frutos de um neurônio com defeito porque não é bem assim.

A depressão se cria no meio social e dela é efeito. Somos seres simbólicos que valoramos tudo ao nosso redor. Se algum valor não é positivo, a coisa vai mal em nossa psique.

Portanto, a depressão pode ser resultado de sua inveja de não ter o gozo consumista que os outros possuem. Logo a depressão pode ser resultado de uma exclusão social e econômica que infelizmente pega a muitos no meio capitalista. Queremos estar num lugar social e não estamos, logo deprimimo-nos.

Afinal, capitalismo só existe se houver exclusão, porque essa é sua ideia: o acúmulo. E se alguns acumulam, outros sofrem defasagem. Tanto em sentido econômico quanto psíquico. O texto Retratos dessa Sociedade nos traça um perfil dessa sociedade atual que colabora para a depressão. 

Nesse sentido me rendo àquele livrinho sábio que nos dá uma resposta eficiente, mas ignorada nos dias de hoje: não ajustais tesouro onde a traça e a ferrugem consomem.

Por fim, não deixe de ler o texto sobre A Realização do Voluntariado, onde demonstro a relação que há entre saúde emocional e o ato de amar.  



4 comentários :

  1. Um texto que traduz bem o que a sociedade vem vivendo. E a acredito que o mundo virtual está contribuindo com o aumento desse problema.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Muito obrigado. Me ajudou muito 👏👏

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...