A Angústia Faz Parte

Texto da Coluna Mente Saudável do Baixada Fácil

Ter uma mente saudável é um desafio para muitos, senão para todos. Mas em primeiro lugar, o que é ter uma mente saudável? É não ter angústia, stress, ou depressão? É viver feliz sorrindo o tempo todo em pleno gozo psicológico?

Desafio maior é saber o que é uma mente saudável e estabelecer o que queremos dizer com isso. Temos o aspecto neuronal, a memória, as emoções, os pensamentos e o comportamento social. Quando se fala em mente saudável, nos referimos a todos esses âmbitos da mente humana. O texto A Saúde da Mente pode evitar Doenças trata aspectos relacionados a saúde emocional e corporal e complementa esta temática.

É complexo falar em mente saudável. Receitas podem ser produzidas aos montes para se alcançar esse estado que no budismo é dito como nirvana, ou o estado de libertação da alma de algum sofrimento. Há receitas prontas em livros de autoajuda. Aliás, livros de autoajuda não existem. Existem sim livros motivacionais e alguns técnicos que apresentam propostas organizacionais para uma pessoa ou empresa.  

O que tais livros desconsideram – e por isso não dão certo – é o fator impeditivo de uma pessoa. Fator impeditivo é todo empecilho existente na pessoa para que ela aja, pense ou sinta de acordo com o proposto no livro de autoajuda. Para o autor do livro não é um fator impeditivo devido às peculiaridades de sua personalidade.

Por exemplo, o autor diz: ‘ter preguiça não leva a lugar algum, levante, defina seus objetivos e corra atrás de suas metas’, mas o autor desconsidera que o maior problema do seu leitor é justamente a tal da preguiça. O leitor sabe que precisa de metas e de objetivos. Mas porque não põe em prática isso em sua vida? Há fatores impeditivos que só se esclarecem numa análise. 

Para pensar em mente humana, é necessário trabalhar com um raciocínio complexo. É o raciocínio que considera paradoxos, contradições, múltiplos fatores determinantes de um comportamento, imprevisibilidade, instabilidade e peculiaridade não-generalizável. Argh. Difícil isso? Quer se dizer apenas que falar de mente humana não é um papo simples. É complicado justamente porque envolve muitas coisas.

Para um pensamento complexo se torna imprescindível pôr à mesa o que temos par pensar. Psicologicamente, temos a memória, as emoções, os pensamentos, as angústias, os traumas, etc. Socialmente temos o meio social e os valores que habitam esse meio social, como o status, a imagem do que é valorizado numa sociedade, etc. Biologicamente, temos a estrutura genética duma pessoa somada à sua rede neuronal.

Culturalmente temos os hábitos de uma dada cultura, temos a herança cultural, a simbologia duma cultura, a maneira de um dado povo entender e criar a sua realidade, etc. Então, percebe que o ser humano é um peixe mergulhado num caldo de saladas que o envolve e influencia sua mente? É no meio disso tudo aí que está o ser humano.

Portanto, para falar de mente saudável precisamos estudar todos esses fatores que envolvem o ser humano e identificar onde, como e de que forma ele pode ter uma vida que consideramos saudável. A medicina, a biologia, a economia, a teologia e a psicologia juntas tentam identificar padrões de qualidade de vida, modos de diminuição do stress, tipos de pregações neoquerigmáticas ou de aconselhamento motivacional de púlpito como novas formas de se relacionar com Deus, meios para distribuição de riquezas, técnicas para seleção genética dentre outros métodos para possibilitar qualidade de vida e, portanto uma mente saudável.

Logo os parâmetros para se ter uma mente saudável é sempre uma invenção que se diz descoberta de algum campo de conhecimento. Essa ‘mente saudável’ nunca é um processo autônomo do sujeito. Ele sempre compra de alguém formas de se obter uma mente saudável. Dessa forma, o sujeito fica mal acostumado porque não dá uma resposta pessoal às angústias que experimenta no dia-a-dia e que só ele mesmo sabe como se apresentam diante dele.

Assim, não se divulga é que a angústia faz parte da vida humana. Mesmo que você tenha dinheiro, caro leitor e não precise trabalhar, sua vida será contaminada pelo tédio de não fazer nada e de ter tudo o que deseja. Se for um pobre desguarnecido financeiramente, terá a angústia de não ter o que quer da mesma forma. A temática de angustia que gera depressão está trabalhada no texto Depressão Social.

Com isso concluímos que mente saudável é sempre uma tentativa, um processo, uma invenção, uma história, um modo de ser de alguém, uma técnica, um pensamento, etc. Entretanto, não se quer desprezar as descobertas cientificas e as práticas religiosas para o alcance de um bem-estar.

O problema é como se entende esse bem-estar e o nosso nível de tolerância psicológica para um mal-estar que é inerente à nossa condição humana. O ser humano, nessas épocas tecnocientíficas, tolera menos a angústia, o que o faz desejar cada vez mais um bem-estar que o contemple com um nirvana aliviador.

Grande parte de nossas angústias, nossos hábitos, modo de ser e de pensar vem de nossa cultura. Logo, a cultura – não a expressão cultural, mas sim o conjunto de valores e modos de ser que nos cerca como modos ideais – é o que nos permite adoecer psicologicamente.

Por exemplo, a necessidade inconsciente de ser reconhecido é o que nos faz correr como loucos para sermos o melhor na nossa profissão e obter status. Essa necessidade por si só pode gerar stress e depressão se não conseguimos.

O que se quer dizer é que é impossível se destacar da angústia que faz parte de nós. Querer se livrar da angústia é como querer se desumanizar. Quando vemos uma história triste, ou quando estamos apaixonados, por exemplo, isso em si é uma angústia. Só que experimentada como boa pela mente humana. Logo, a angústia faz parte de nossa existência. Essa sociedade é uma real produtora de angústia. Veja isso no texto Retratos desta Sociedade.

O que precisa mudar é a nossa tolerância para com ela e os ciclos em que estamos sob angústia ou sob relaxamento. Nessa sociedade perdemos a capacidade de relaxar de verdade e de ter uma mente menos angustiada.  Nessa sociedade, a correria impede a brincadeira e o lazer com os filhos. Nessa sociedade, tempo livre é sinal de perca de dinheiro. Não se pode perder tempo. Assim, não se pode ter conseqüentemente uma vida com qualidade.

Para se livrar da angústia da mente angustiada – e angústia tem de vários tipos - só abrindo mão da angústia de se ter que correr mais atrás de recursos para sair da angústia de não se ter recursos, mesmo assim, ficaremos com o tipo de angustia A só pelo fato de não termos angústia do tipo B. Sacou? Não?

Para se ter mente saudável, é preciso escolher qual angústia podemos tolerar e qual que não podemos. É simples. Você nunca estará sob o estado dum nirvana completo e nunca estará desprovido das angústias. Aprenda a lidar com elas, se conhecer, identificar e escolher qual delas você vai querer ter ao longo de sua vida como companhia. Assim, a sua única angústia vai ser a de fugir da angústia que você escolheu não ter, justamente por não tolerá-la.

0 comentários :

Escreva Aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...