PERGUNTE AO PSICÓLOGO


Espaço para esclarecimento e direcionamento em relação a transtornos, fatores emocionais, tratamentos e relacionamentos.

Deixe a sua pergunta na Caixa de Perguntas. Análises de casos não são possíveis e nem diagnósticos. Apenas esclarecimentos que necessitem de uma resposta especializada.

Pergunte na caixa de perguntas localizadas no fim desta página.

PARA QUE SEU COMENTÁRIO NÃO SEJA EXCLUÍDO, LEIA ANTES AS REGRAS PARA POSTAGEM:

1 - Não consigo responder a todas as perguntas, se tiver interesse em assessoria psicológica envie um email para psicologo@marceloquirino.com com o título ASSESSORIA PSICOLÓGICA

2 - Se você enviar perguntas repetidas, eu não responderei a nenhuma delas. Tenha paciência, não reenvie a pergunta, nem avisos por nenhum canal. 

3 - As respostas não são diagnósticas e muito menos interpretativas. Apenas há a emissão de uma opinião com base no relatado para que se levantem hipóteses, reflexões e indicações. 

4 - Oculte nomes, lugares e fatos específicos que possam te identificar. Sua dúvida é passível de moderação e edição. Só envie perguntas de modo ANÔNIMO. Caso envie perguntas se identificando, sua pergunta será excluída. Portanto, selecione COMENTAR COMO ANÔNIMO abaixo da caixa de comentários. 

5 - Devido ao grande número de perguntas, é possível que a sua não seja respondida. O fato de postar a pergunta não implica obrigatoriedade de resposta. Gostaria muito de dar conta de todas, mas não é possível. Portanto, se há questões consideradas 'urgentes', sugiro que agende uma sessão com um profissional mais próximo de sua residência, ou envie uma pergunta de acordo com o item 1.

6 - Se você for um estudante de Psicologia, um psicoterapeuta, ou analisando/paciente, envie um email para psicologo@marceloquirino.com solicitando supervisão, pois não respondo perguntas de estudantes e ou pacientes em análise, caso tais condições sejam percebidas. 

7 - Dúvidas possíveis de serem respondidas o serão. Análises de casos não são possíveis por aqui, apenas questões que necessitem de uma resposta especializada. Às vezes, não há como te ajudar por aqui. Este espaço tem extrema limitação. 

8 - Para visualizar a sua resposta, clique nos links correspondentes abaixo:


416 comentários :

  1. Dr Marcelo

    Eu me distanciei muito da minha família em termos de consciência política, intelectuais, civilidade e visão de mundo em geral. Sou o único que fez uma pós-graduação, falo 3 idiomas, vivi no exterior, tive cargo de gerência e eles nem se quer terminaram o ensino médio e trabalham em funções operacionais. Já superei a dificuldade de me comunicar com eles, pois antigamente apenas pela minha maneira de falar, eu já era taxado de arrogante e "metido". Pra isso tive que reduzir meu vocabulário e não me refiro a assuntos fora do contexto deles.
    A única pessoa na minha família com quem de fato tenho muita identificação é com minha mãe. Somos unha e carne. Ela é um referência para mim. Mesmo sendo uma mulher simples e semi-analfabeta, ela me inspira com sua sensatez e experiência de vida. Já os outros, eu tenho uma certa vergonha deles, uma vez que eles não me inspiram orgulho algum. Certamente quando a minha mãe vier a faltar, eu vou naturalmente me afastar de todos da família.
    Você acha que caso isso venha mesmo a acontecer, isso poderá me gerar um problema enquanto pessoa, contexto social e família de um modo geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu me distanciei muito da minha família em termos de"; "Já os outros, eu tenho uma certa vergonha deles" ...

      Por que isso?! Qual a finalidade disso?! Pra que isso?!

      Excluir
    2. Bom, eu creio que não preciso expor os motivos pelos quais eles me fazem sentir vergonha. Mas há motivos sim, porém é desnecessário citá-los. A distância se deu em função de uma total incompatibilidade de personalidades - o que por sua vez, não tem relação com o grau de instrução deles. A prova disso é que minha mãe, mesmo sendo semi-analfabeta, a vejo como uma heroína.
      Tente entender a minha pergunta num contexto mais amplo, como um todo. Se você pegar pedaços do que eu escrevi, certamente poderá montar uma outra história que não refletiria minha intenção original.
      Ficaria agradecido se você pudesse ver da forma como eu coloquei.

      Grato

      Excluir
    3. Eu vi... mas entendo que suas falas possuem significados seus também. Você precisa investigar isso em análise.

      Excluir
  2. DR Marcelo, porque tem homens que terminam o relacionamento por mensagem? ( mais de 1 ano de namoro).

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá saber porque esse sujeito fez isso.... podemos levantar hipóteses desde as mais simples como conforto e costume até mesmo as mais ou menos elaboradas como covardia e fuga da discussão. ;)

      Excluir
  3. Quando se faz o curso de Psicologia é muito dificil conciliar as ''filosofias'' com a Palavra?(biblia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão (confusão, conflito) é um mito! Não sei de onde saiu esse mito... Um não está no espaço do outro...

      Excluir
  4. Oi bom dia, a minha dúvida é a seguinte: Eu nunca passei com um psicólogo, irei passar na próxima semana, sou muito fechada para falar, eu gostaria de sabr se um a pessoa que eu confio muito pode entrar comigo na clínica, para que eu sinta mais confiança e consiga falar.Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr!
    Tenho 27 anos, sou casada e tenho uma filha de 2 anos...
    Sofro desde criança por ser lerda em tudo, tenho a memoria muito fraca e sou muito desorganizada. Nas atividades rotineiras sempre demoro muito mais a concluir. Também sinto muita dificuldade em me relacionar com os outros, sinto que não consigo pensar em meio a um dialogo, uma vez que sou tímida e fico muito ansiosa em relação a outras pessoas. Isso me afastou das pessoas. Não tenho amigos.. Sou caracterizada como tonta e lerda por todos que me conhecem. Tenho dificuldade em tomar decisões. Em atividades que posso parar e me concentrar eu me saio bem, assim como provas ou teste de QI, fiz um que deu 127 (Internet). No antigo trabalho de escritório me saia muito bem no começo, era muito boa no trabalho e fui promovida 2 x em menos de um ano (analista fiscal) era bem detalhista, com o tempo fui ficando ansiosa, as vezes tudo virava uma confusão na minha cabeça . Com o tempo acho que estou piorando ainda mais. As vezes parece que meu cérebro não acorda direito, como se eu não fosse totalmente lucida. Pesquisando li sobre Hipoatividade, mas esse assunto e pouco comentado. Gostaria de saber se esses sintomas condizem com esse transtorno, e qual profissional devo procurar, psicólogo ou neurologista?
    Agradeço muito a atenção, pois não aguento mais sofrer com isso!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de procurar resposta nos lugares errados: vá ao Psicólogo ou Psicanalista. Seu caso pode ser muitas coisas. Parece que você mesma já está com autoestima baixa, pode até mesmo estar se autossabotando. Até que ponto esse discurso de "derrotada" não foi comprado por você mesma? Psicólogo já!

      Excluir
  6. Olá Marcelo,

    Estou com o seguinte problema com meu filho:
    Estou separado à 2 anos e tenho um filho de 7 anos com minha ex-esposa. O que acontece é que muitas vezes pego meu filho chorando ou chateado e quando vou perguntar o que aconteceu ele diz que está tendo "pensamentos ruins" e fica muito mal com isso.Eu pergunto quais são esses pensamentos mas ele não sabe me explicar, apenas diz que são ruins.
    A minha ex esposa é crente e tenho certeza que ela fica enfiando pensamentos religiosos na mente do garoto e como sabemos a religião é terrível para por sentimentos de culpas nas pessoas por atos ou pensamentos que a mesma não aprove.
    Já briguei muito com ela para parar de fazer essas coisas mas não sei se está adiantando.
    Eu eu te pergunto: Há alguma coisa que eu possa fazer para reverter essa situação diretamente com meu filho? Talvez uma conversa dizendo que não é errado pensar em certas coisas ou algo do tipo.
    Por favor me ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para saber exatamente o que é. Você precisa investigar o contexto de criação do seu filho e levantar hipóteses que podem estar relacionadas a toda a rotina dele. Vá até a escola checar interação social. Isso é sinal de uma personalidade com algumas fantasias. Necessário identificar se está adequada ou não com a idade. Profissional sugerido.

      Excluir
  7. Marcelo,
    eu li o seu texto: porque o amor não vem. Achei muito interessante e me identifiquei com o perfil "um deprimido sonhador" e um pouco de "os desafortunados". Gostaria de saber o que recomenda para tentar melhorar essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psicoterapia é o mais indicado! Infelizmente pode ser muitas 'coisas'...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...