A Realização do Voluntariado


Perante algumas milhares de horas de atendimentos psicoterapêuticos, podemos tirar uma conclusão frente ao adoecimento psicológico. Em grande parte das estruturas psicopatológicas está presente uma mesma incapacidade humana.

Óbvio que em cada psicopatologia há uma especificidade que a caracteriza e a distingue das demais. Mas, contudo, podemos traçar eixos de análise entre elas que nos permite auferir estruturas comuns e que muito tem a ver com a forma de relação social predominantemente estabelecida em sociedade. A sociedade de hoje, pós-moderna, não é diferente.

Freud, ao estruturar a Psicanálise não a fez como uma ciência do estudo do cérebro e dos neurônios. Não é uma 'ciência' onde o cientista psicológico se isola numa sala com o paciente num divã e à mercê de todas as relações sociais daquele paciente, estuda uma mente doente. Nada disso.


O Homem Sofre pela Cultura

Freud o tempo todo demonstrou que há íntima relação entre os valores sociais de uma dada sociedade e o sofrimento mental. Que isso quer dizer? Que o sofrimento psicológico tem muito menos a ver com neurônios que dão defeito do que com a rede de valores que existe em sociedade. Difícil isso? Explico. Mas antes, saiba que o texto Depressão Social traz uma análise introdutória da angústia social desse tempo. 

Somos seres simbólicos. Ao contrário dos animais, significamos as coisas, damos valor a elas e as diferenciamos. Criamos significado e nos prendemos a eles. É isso que faz com que um Audi tenha mais significado pra uma pessoa do que um Peugeot. Ambos andam e cumprem bem o seu papel. Sem ingenuidade claro, pois sabemos que há diferenças operacionais e estruturais específicas entre eles.

Podemos ainda dar muito valor ao corpo, à autoimagem e ao marketing pessoal. No século XX uma mulher virgem tinha muito mais valor do que uma não-virgem para se casar. No século XIX o nome de uma família era tudo. Hoje, resguardados os tradicionais, não mais funciona assim. Conheci pessoas idosas que se deprimem até hoje profunda e melancolicamente por não terem se casado de véu e grinalda, numa época onde esse rito de passagem social formava a identidade pessoal de uma pessoa. Hoje não mais. Casa-se, separa, mas a identidade permanece a mesma, pelo menos pra alguns.

É por isso que a Bíblia diz: "Onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração". Há pessoas que devido à estrutura mórbida da personalidade colocam esse tesouro no passado, ou no futuro,  ou ainda em fantasias  psicológicas profundas que nada mais são do que sonhos patológicos com um outro alguém salvador que há de vir trazendo a felicidade tão mereciida. 

Mas voltando e sem mais delongas, a nossa realidade é composta de uma rede de significados que nos estabelecem. Se um desses significados vai mal, adoecemos. É isso o que Freud descobriu. Ele estudou os efeitos dessas relações sociais sobre a mente.

Assim, como a sociedade muda, podemos inferir que as psicopatologias acompanham isso.  Na época de Freud existia uma tal de histeria (psicopatologia da repressão sexual excessiva daquela época). Hoje com o liberalismo sexual, um histérico é um diamante de ouro, mas os encontramos, principalmente em algumas tribos cristãs tradicionais. 


Os Valores Atuais Formam um Novo Inconsciente Coletivo


E hoje? Se fala de quê? Stress, ansiedade, (nada a ver com falta de tempo né?), transtorno do pânico e depressão (algo relacionado à ausência familiar? Pode ser em alguns casos), vazio existencial (falta da estrutura familiar afetiva e descartabilidade das relações sociais), dentre muitas outras que são típicas do hoje. Sabia disso? Bom, não fores líder ou ministro, sem problemas.

E que ‘valores’ sustentamos hoje? Pensa aí. Autoimagem, resultado acima de tudo, sacrifício da família em prol do trabalho, carreira, interesses sociais, sexualidade, status social, e mais alguns. O resultado disso é aquele padrão no adoecimento mental que apontei lá no primeiro parágrafo. O texto Retratos dessa Sociedade se presta a essa análise. 

As pessoas hoje perderam uma capacidade básica da afetividade. Estamos tão centrados em nós mesmos que nos esquecemos do outro. Só que isso tem conseqüências negativas sobre a subjetividade humana, mas parece que ninguém sabe disso. Alguns cientistas socias já fizeram estudos com bebês humanos que foram deixados sem afeto: morreram.

Contudo, não darei de mão beijada a resposta sobre qual capacidade é essa que falta a alguns do século XXI. Só posso dizer que Cristo a desempenhou muito bem, assim como Madre Tereza e Gandhi. E agora pergunto: o que eles tiveram em comum? Devido a tal capacidade, o sofrimento psicológico passou muito longe deles.

Pois é, o voluntariado possibilita experimentar e promover esse algo perdido nesta sociedade interesseira. Uma capacidade que essas três Pessoas supracitadas foram mestres em fazer. Mas o que será? Pense.

O voluntariado possibilita ainda transformar o mundo à nossa volta através da ação por partes, possibilita resgatar o que se perdeu neste século, algo que tem mais a ver com dar do que com receber...

É isso, uma mente saudável, uma vida de sucesso...

2 comentários :

  1. Adorei o texto!!!Vivemos numa sociedade egoista e centrada no seu proprio eu...ajudar ao proximo conserteza nos vaz um ser humano muito melhor e isso e feito so com amor e muito amor ao proximo....parabens

    ResponderExcluir