Como Ter Conversas Livres com seu Filho

Já falei sobre Relacionamento Familiar, hoje daremos dicas simples de como ter conversas com seu filho, algo muito difícil, porque os pais confundem finalidades e tipologias das possíveis conversas com o filho.

A Conversa tem diferentes tipos e finalidades. A conversa pode ser usada no momento de castigo, como pode ser usada para se aproximar carinhosamente de seu filho. 

Há pais que só se aproximam para conversar quando é para castigar, o que é ruim para o desenvolvimento psicológico da criança. Há pais que pensam que dialogam, mas só falam, brigam, não ouvem a criança, não deixam os filhos falar, são muito brabos, gritam, não dialogam por mais de 5 minutos e vão embora deixando o filho mais triste. Isso não é conversa saudável e nem adequada. 

Então, separe 20 minutos por semana no mínimo para conversar com seu filho sem ser uma conversa para corrigi-lo. Nessa conversa você deve falar sobre qualquer coisa como se estivesse conversando com um amigo. Quanto mais você conversa com seu filho como adulto, mais cedo ele amadurece, porque você estará reconhecendo que ele pode conversar com você com adulto.

Ø  Pergunte e ouça sobre como foi o dia dele;

Ø Pergunte e ouça sobre o que ele brincou na escola e como foi. Pergunte detalhes e ria junto com ele.

Ø Pergunte e ouça sobre como foram as conversas com os amigos. De conselhos sem brigar.

Ø    Fale pra ele do seu trabalho. Fale como é o seu chefe, mesmo se for um chefe chato. Ao falar de seu dia para o seu filho, você ajuda a amadurecê-lo, pois ele vai saber do mundo adulto e crescer com isso.

Ø   Ouça-o seu filho, por mais que seja uma bobagem para você o que ele tem a dizer. Quando você ouve seu filho, você demonstra que ele tem valor, e isso aumenta a autoestima dele e o respeito dele por você. Assim ele vai fazer tudo para te agradar e obedecer será mais fácil quando você ouve seu filho e dialoga com ele com um adulto.

Ø    No momento de ter conversas livre não deve ter brigas e nem conflitos. Filhos sentem falta de conversar com os pais de adulto para adulto. Quando você conversa com seu filho de igual para igual, você o amadurece mais rápido. Se pelo contrário você apenas se relaciona ao seu filho para brigar, xingar, e castigar, ele tenderá a desobedecer mais e se irritar mais.

Ø A conversa livre é uma necessidade psicológica de toda criança e que a estrutura emocionalmente. Insira ao menos dois momentos semanais de conversa livre com seu filho de no mínimo 10 minutos cada uma.

Ø    Por mais que isso dê trabalho, você ganha no longo prazo, pois seu filho irá amadurecer mais rápido e dar menos trabalho.

Ø    Saiba que os filhos reagem à estrutura psicológica dos pais. Se você for um pai que só briga e se irrita e controla e que nada está bom, seu filho vai ver você como um pai malvado e não irá te obedecer, além de desenvolver mais transtornos de ansiedade e transtorno opositivo.

Ø  Os filhos querem sempre agradar aos pais, portanto, nas conversas demonstre o que você gosta que ele faça e elogie isso. Elogie-o nas conversas livres, pois filhos que admiram os pais obedecem melhor que que filhos que têm medo dos pais. 

Imagem: Filme à Procura da Felicidade.

0 comentários :

Escreva Aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...