Desenvolvimento cerebral humano e os primeiros anos de vida com sopa de batata baroa


A partir de uma pesquisa realizada por Shore (2000), foram retiradas cinco conclusões sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento cerebral humano.

1 - O desenvolvimento humano depende da inter-relação entre a natureza/biologia (nature) e a criação/ambiente (nurture). Ao longo de todo o processo de desenvolvimento, o cérebro é influenciado não apenas pela herança genética individual, mas pelas condições ambientais também.

2 - O cuidado inicial e a criação têm um impacto decisivo em como as pessoas se desenvolvem em sua capacidade de aprender e em sua habilidade para regular as próprias emoções. A maneira como as pessoas se relacionam e respondem às crianças pequenas e como elas mediam o contato de suas crianças com o ambiente afetam diretamente a formação de caminhos neurais.

3 - O cérebro humano tem uma capacidade incrível de mudar, mas o tempo é crucial. Existem períodos sensíveis, onde o cérebro é particularmente eficiente para tipos específicos de aprendizagens. Durante os primeiros dez anos, a habilidade do cérebro para mudar e fazer compensações é grande, que são chamados de períodos críticos do desenvolvimento.

4 - A plasticidade do cérebro. Existem épocas em que a experiência negativa ou a falta de estimulação adequada são mais suscetíveis a apresentar efeitos duradouros e delatários. O desenvolvimento cerebral reflete um grande número de experiências físicas, cognitivas, emocionais e relacionais: o cérebro se organiza em resposta ao padrão, intensidade e natureza dessas experiências.

5 - Evidências científicas reunidas por neurocientistas e especialistas em desenvolvimento infantil apontam para a conveniência e eficácia de intervenções nos primeiros anos de vida. Crianças nascidas em famílias com menos nível de educação formal são as que mais se beneficiam, cognitivamente, dos programas de intervenção.


Para saber mais:

Schneider, A e Ramires, V.R. Algumas contribuições da ciência sobre o desenvolvimento da primeira infância. Unesco: Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, S/D.

Shore, R. Repensando o cérebro - novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porot Alegre: Editora Mercado Aberto, 2000.


--------
Imagem:
http://www.flickr.com/photos/gaetanlee/421949167/



Prato Elaborado por Emmy Uehara 

Emmy Uehara é Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica e Neurociência PUC-Rio e escreve no http://pfdodia.blogspot.com



0 comentários :

Escreva Aqui