TRAIÇÃO E INFIDELIDADE


Já analisei se O Casamento Ainda Está na Moda e também já discorri sobre Carência Afetiva. Agora o tema é infidelidade. 

Muitos perguntam sobre a causa da infidelidade. Na verdade são causas, no plural, pois as respostas são várias. Contudo as respostas se dividem em três categorias: fatores da personalidade, fatores do relacionamento e os circunstanciais. Obviamente nesse ensaio desconsideram-se os relacionamentos liberais, onde o relacionamento com outras pessoas faz parte do contrato conjugal entre ambos.

Os fatores localizados na personalidade são fatores potenciais, ou seja, o parceiro pode ou não ter potencial para trair, mas isso não significa que trairá. Os fatores do relacionamento são fatores desencadeadores da infidelidade e os circunstanciais são os que facilitam a traição.

Os fatores da personalidade diretamente ligados à traição são: aprendizado na família de origem (pais que traíam), medo da perda ou traição (o que causa muita angústia insuportável ao ego, por isso não se apega a vínculo afetivo nenhum e trai antes que o outro faça isso), aprendizado direto dos pais (lema de que homem é pegador etc), modo aprendido de ver os relacionamentos (em casa, na cultura inserida etc), personalidade narcisista (a pessoa sempre precisa da atenção de um outro para confirmar a sua existência), dentre outros vários.

Um tema talvez interessante seja o trabalhado no texto Entre Tapas e Beijos, onde falo de pessoas que só conseguem viver relações de amor X ódio.


Já os fatores do relacionamento são os que surgem na relação em particular. Geralmente falha afetiva (um precisa de muita manifestação de amor que não é correspondida), desentendimento e assimetria de gostos, preferências sexuais diversos entre o casal (alguém busca fora realizar fantasias não toleradas pelo outro), necessidade de experimentação de uma nova pessoa por alimentar inconscientemente a sensação de perigo que excita e impulsiona a trair, falta de habilidade em terminar relacionamentos o que faz a pessoa se inserir em outro vínculo sem terminar o atual, desconexão entre o casal (estão juntos, mas apenas perto e não compartilham o mundo do outro), desentendimentos e inabilidade de resolução de problemas, dentre vários outros.

Há ainda os circunstanciais que não se inserem nem em personalidade nem em relacionamentos, como a distância alternada e frequente do outro por motivos diversos, traição casual (paixão da infância, etc), tipo de trabalho que proporciona muito assédio, ou horário conflitante entre o casal, viagens e longos períodos de distância entre o casal, dentre outros.

Na infidelidade dificilmente um fator está agindo só. Geralmente é a soma dos três. Eles se influenciam causando a infidelidade. Um princípio básico da Psicologia é que comportamento tem um pouco de acaso, portanto, não há previsão infalível. Por mais que se conheçam tais fatores em seu relacionamento isso não significa que haverá traição ou nem será possível prever esse tipo de comportamento.

Apesar dessa pequena listagem é imprescindível ressaltar que não se pretende aqui esgotar todas as causas, mas apenas dividi-las em categorias para facilitar o entendimento. Convido você leitor a nos comentários listar outras causas que aqui momentaneamente ficaram de fora. 


Por fim, uma leitura sugerida é Os Ruídos da Comunicação Familiar. Leia antes que eses ruídos se transformem em tamponamentos da comunicação conjugal.

Dr Marcelo Quirino
Psicólogo Clínico CRP 05 Rio

3 comentários :

  1. A falta de vergonha na cara de quem trai tambem se configura como fator, e dos mais comuns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário deve ser de uma mulher. E traída.

    ResponderExcluir
  3. kkkk foda.... se dependesse da minha mulher... que produz uma grande carencia afetiva e uma enorme falta de sensibilidade para um homem romantico.. já teria traido.. mas como eu sei a dor da traição nao teria coragem! kkkk As mulheres hoje ultrapassa vários limites de uma relação..
    Não sei o que está acontecendo hoje em dia.. tudo muito estranho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...